"Minha filha, seja tudo, menos uma garota exemplar" -Resenha


Título: Garota Exemplar
Autor (a): Gillian Flynn
Editora: Intrínseca
Nº de Páginas: 446

Depois desse livro você com certeza vai desconfiar de toda garota boa demais, ou, em outras palavras, "exemplar" que vier pela frente.
Em suas três partes o livro é dividido pelo ponto de vista de Nick e Amy, respectivamente, e tudo ocorre ao redor do desaparecimento da própria Amy no dia do aniversário de casamento dos dois. Na primeira parte do livro é quase impossível estabelecer um posicionamento, pois Nick, apesar de negar a possibilidade de ter assassinado a própria  esposa, parece não se importar muito com a situação, enquanto que Amy, com seu diário, parece indicar que realmente foi morta. No meio disso tudo que se percebe: alguém está mentindo.

Com o desenrolar das duas últimas partes você fica boquiaberto. Aliás, do início ao fim você vive um turbilhão de sentimentos: sente raiva, nojo, dá boas risadas e sente até compaixão. E ainda assim tira boas lições para a própria vida também.
O título acima faz uma alusão ao fato de, no livro, a própria Amy ter sido a inspiração dos pais psicólogos para a obra 'Amy Exemplar' que eles mesmos fizeram - o que, de uma maneira ou de outra, influenciou o jeito dela de ser-, porém ela nos traz a principal lição: toda pessoa exemplar possui seus segredos.

 
Em 2014 a obra foi adaptada para o cinema pela Fox Filmes, tendo como diretor David Fincher (também envolvido na série "The house of cards") e trazendo Ben Affleck como Nick e Rosamund Pike como Amy.
O livro "Garota Exemplar" fora muito aclamado pela imprensa internacional, sendo Gyllian comparada com Alfred Hitchcock, um dos mestres do suspense na indústria cinematográfica, pelo modo como o livro te envolve. Com certeza, uma comparação merecida.

Se você já leu o livro ou viu o filme, ou até mesmo os dois, comente aí o que achou, opiniões favoráveis e contrárias serão muito bem vindas!


Comentários

Postagens mais visitadas