Resumo comentado sobre o livro 'O retrato de Dorian Gray' de Oscar Wilde


Título: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Editora:Martin Claret
Paginas: 254


Não há pessoa alguma neste mundo que, ao menos uma vez uma vez na vida, se olhou no espelho e desejou permanecer jovem. E se você pudesse ficar assim, para sempre, será que seria feliz?  O livro 'O retrato de Dorian Gray' tem praticamente isso como tema.

O livro acontece no sec. XIX, em Londres, e se trata da história de um rapaz que, após seu amigo pintor Basil Hallward ter feito um retrato seu, fica extremamente melancólico e afirma na frente do quadro do quanto gostaria que o retrato pudesse envelhecer, pegar todos os seus traços e ele continuar da mesma forma, jovem e belo- Dorian era exatamente assim. 

Após um rompimento amoroso, Dorian olha para o quadro e vê nele um sorriso cruel. É aí que percebe que o quadro estava fazendo exatamente aquilo que ele queria. Por causa dessa mudança, ele o esconde para que ninguém veja. O quadro não só passa a pegar os sinais da idade que iriam para Dorian como também passa a ser um espelho da alma do rapaz. Ele segue sua vida, altamente influenciado pelo outro amigo do pintor, Henry. E, de tempos em tempos, vai até o quadro olha - lo. Este fica cada vez pior- velho e com um sorriso mais e mais cruel- e Dorian, olhando - se no espelho fica satisfeito com o que vê. 

Somente no fim da história ele se da conta do que faz. E percebe a real importância de acabar com o quadro. O que acontece quando ele tenta terminar com o quadro? Ah, deixo como um mistério para vocês, hehehehe. 


O livro traz muito fortemente os costumes e os pensamentos da época, que vivia um alto desenvolvimento cultural. E o próprio Dorian vira um retrato dessa época. Aliás, você verá uma transformação fortíssima nele, passando de um simples rapaz (que já carregava alguns dos traços que mais tarde iria carregar) em alguém que busca fortemente o prazer (de todas as formas possíveis), porém, que não se preocupa se é feliz ou não. 

O livro possui filmes, mas é aconselhável que menores ou pessoas que não estejam acostumadas a cenas fortes vejam. 

Espero que vocês possam gostar do livro tanto quanto eu, pois ele me passou mensagens e valores que não esquecerei mais. 

Comentários

  1. O livro é uma obra prima, convenhamos o.o.

    O método de escrita - talvez até a temática - dão a entender muito do que tínhamos na época. Os filmes também cumpriram este papel muito bem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas